Fotografo de casamento SP
Post com as fotos do casamento Luana e Matheus realizada no Clube Internacional de Regatas em Santos – São Paulo – SP
Às vezes, as pessoas dizem que eu enxergo coisas e situações que outras pessoas não são capazes de ver, mas, na verdade enxergar é um dos meus piores atributos, vide os quase 4 graus de miopia. Na verdade, a visão que se deve ter na fotografia vai além de simplesmente enxergar os acontecimentos. Assim, no dizer de Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos: “Fotografar é uma questão de colocar o olho, o coração e a mente na mesma linha de visão”. A técnica, o equipamento, tudo pode ser copiado, mas sua bagagem cultural, o discernimento entre o melhor momento, a melhor luz ou mesmo a melhor ideia é uma coisa única que só pode ser adquirida com vivência e experiência.
Quando comecei, a cada casamento meu coração pulsava, era tanto nervosismo que só me restava sentar o dedo no botão a cada sorriso. Uma das coisas mais importantes que aprendi é que em quanto eu não estiver calmo e muito concentrado, não terei êxito em minha fotografia, então quando entro na igreja meu coração deve estar batendo calmamente e meu olhar deve estar atento a cada escultura, a cada emoção e a cada movimento. Quanto maior o medo de errar mais difícil conseguir enxergar, por isso, confie na sua equipe e principalmente confie naquilo que você acredita, para que os outros acreditem no seu trabalho, pois só assim terá poder de convencimento. É importante poder abdicar de uma foto da troca de alianças para captar a reação da mãe da noiva durante este momento e ter um trabalho diferente, quanto mais marcado forem seus movimentos e suas ideias, mais tradicional e igual será seu trabalho. Deixe o imprevisto te surpreender.
Sempre explico para o casal que durante a cobertura estarei preocupado em fotografar a emoção, e então meu segundo fotógrafo ficará responsável em captar os momentos tradicionais. Sempre procuro antes de mais nada fotografar para mim. Minha maior alegria é ter o prazer de ver uma foto que pode ser premiada no visor da câmera. Um ensinamento muito importante e marcante do Steve Jobs, fundador da apple é que as pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas. Antes de existir o carro, na época em que todos andavam a cavalos, quando perguntadas sobre o que queriam como meio de transporte respondiam um cavalo melhor. Fotografo para mim e mostro esse outro mundo, essa outra fotografia que transcende o tradicional. Se apenas fizesse fotos preocupado com cada detalhe que os noivos querem, meu trabalho seria tradicional e sem nenhum atrativo diferente, afinal eu sou o fotógrafo criativo e eles pagam pelo meu olhar, justamente para lhes mostrar o diferente, mas, (digo MAS bem grande e isso me lembra aquelas frases “Crianças não façam isso em casa”) as fotos tradicionais devem sim fazer parte da cobertura, para isso confio na minha equipe e não deixo essas fotos faltarem, afinal estamos lá para contar uma história.
O medo é o pior inimigo do fotógrafo. O blog é minha casa, uma das melhores maneiras de vencer nossos medos e falar sobre eles. Escrevi aqui como dica para os amigos fotógrafos que acompanham o meu blog, um pouquinho do que vivi para vencer o medo, esta é uma luta diária onde se deve buscar vencer os preconceitos que estão dentro de nós. Este post também contém um pouco do que pretendo ensinar nos meus cursos. Lembre-se: cabe a nós apresentar o diferente!
Além das minhas fotos deixo aqui algumas referências de fotógrafos cujo trabalho muito me inspira:
www.ferjuaristi.com
www.danielaguilarblog.com
Ficha Técnica:
Cerimonia: Igreja do Embaré http://www.bsaembare.com.br/default_on.asp
Recepção: Clube Internacional de Regatas http://www.intersantos.com.br/
Filmagem: Luciano Henrique http://lucianohenrique.com.br/
Cerimonialista: Vanessa Martini
Decoração e Floricultura: Reynolds Sant’ana http://www.reynoldssantana.com.br/contato.php
Buffet, Doces e Bolo: Buffet Odilinha http://www.odilinha.com.br/
Som, Iluminação e Projeção: Tiago Eventos http://www.tiagoeventos.com.br/
Coral: Clave de Prata http://clavedeprata.com.br/
Carro: Pranviat http://www.pranviat.com.br/servico_veiculos.htm
Vestido: Nova Noiva http://www.novanoiva.com.br/
Tags.: Fotógrafo de Casamento em Santos, Fotografia de casamento em Santos, Casamento na praia, Fotógrafo Casamento SP, Fotografia Casamento SP, Rafael Vaz, Rafael Vaz Fotógrafo
Dessas vez vocês conseguiram se superar!