Como Convencer os Casais a Casar de Dia.


Casar de Dia

 

O sonho de muitos fotógrafos de casamento é trabalhar apenas em casamentos durante o dia, os motivos são muitos: a luz natual mais bonita, lugares diferentes, o contato com a natureza e o próprio clima dos convidados, pois quem casa de dia é diferente por si só.  Vejo muitos fotógrafos reclamando que querem fazer casamentos de dia, mas agindo pouco para mudar esse quadro. Para melhorarmos essa situação, desenvolvi um passo-a-passo de como convencer os noivos a casar de dia.

1- O blog de um fotógrafo é seu principal meio de divulgação, através dele nós atraímos nosso público alvo. É muito importante, se você quer atrair casamentos de diapostar casamentos de dia.

Muitos fotógrafos que conhecemos e admiramos, como Fer Juaristi e Daniel Aguilar, praticamente só postam casamentos de dia no blog deles, e isso atrai mais casamentos de dia. Infelizmente no Brasil ainda não é essa a cultura com relação a casamentos, então não podemos nos dar ao luxo de segmentar e fazer apenas casamento de dia. A primeira dica é, valorize em seu blog seus casamentos de dia,  e mesmo não tendo muitos, escreva e poste dicas para as noivas sobre casamentos de dia.

Lembre-se que muitas vezes, antes até de pensar em casar, a noiva já esta de olho em nossos blogs, então influenciá-la com lindas fotos e lindas histórias é a melhor forma de não perder para os antigos e tradicionais fornecedores que odeiam casamentos de dia e que muitas vezes não estão abertos para novidades.

2- Lembre-se que nós fotógrafos somos um dos primeiros fornecedores a sermos procurados pelos casais e também o que os casais atribuem a maior importância (importância é diferente de verba…rs). O fato é que cabe a nós aconselharmos nossos casais para termos casamentos mais bonitos e fotos incríveis.

O fotógrafo muitas vezes tem mais experiência do que os próprios assessores de casamento, que muitas vezes nunca fizeram casamentos fora das suas cidades ou estados. Assim, se o casal ainda não escolheu o local do casamento, incentive a escolher um local onde o casamento possa ser feito de dia.

3- Muitos casais acham que casar de dia significa casar de manhã e que a festa será de dia. Na verdade o mais interessante para iluminação é ter o making of e a cerimônia de dia e a festa a noite, isso pouco muda na logística de horário do  casamento cabe a nós tirar todas as dúvidas.

4- A maioria dos casamentos são iguais, muitos casais de amigos repetem até os mesmos fornecedores, e o feedback que escuto dos convidados e muitas vezes dos casais é que casamento é tudo igual. O primeiro casamento na praia que fiz foi em um hotel chamado Coconuts em Maresias. Logo quando cheguei me encantei, aquela vista para a praia, mais do que um clima de festa era um clima de férias, eu via o sorriso no rosto dos convidados, pois é uma experiência única e inesquecível.

É importante mostrarmos aos casais o quanto essa experiência é única e vale a pena. Ter um casamento inesquecível, onde os convidados vão lembrar de cada segundo. Para os casais que realmente buscam se diferenciar, esse é um argumento e tanto.  Neste casamento no Coconuts, contratando o local, a hospedagem para os convidados está inclusa. O mais legal é acordar no dia seguinte e ver os convidados tomando café da manhã juntos e indo para a praia a tarde. Além disso, a festa não tem hora para acabar e, muitas vezes acaba dentro da piscina!

5-    Um outro ponto bem importante é a economia no casamento, muitos pensam que casamento de dia é mais caro, mas na verdade gasta-se menos. Você economiza em decoração, por conta do local por si só já ser muito bonito, como uma praia ou um hotel, e também economiza muito em iluminação, casamentos de dia não precisam de grandes investimentos. Eu mesmo já fiz casamentos únicos, com investimentos mínimos, e o resultado foi muito melhor do que alguns casamentos milionários que registramos.

6-    Vejo alguns fotógrafos incentivando financeiramente o casamento de dia, concedendo descontos para casais que escolhem casamentos diferentes, ainda não tenho uma ideia formada sobre isso e não pratico, mas penso que é uma forma de incentivo e uma boa ideia principalmente para quem ainda esta começando no ramo de fotografia, afinal casamentos de dia rendem ótimos portfólios.

7-    Mantenha parcerias com locais que realizem casamento de dia, o principal é depois que realizar um casamento, envie sem muito atraso as fotos para esse local, pois com certeza será de muita valia para eles e uma forma de diferenciação. Se a relação entre o local e você se tornar forte, vale pensar deixar um livro de mostruário. No México muitos fotógrafos que se destacaram internacionalmente por estar próximo a locais onde se realizam casamentos de dia e por incrível que pareça a maioria dos casais são americanos.

Por último, penso que quanto mais unidos forem os fotógrafos maiores as chances de atingir nossos objetivos, muitos países como Austrália e o próprio México, conseguiram mudar a cultura de casamento em seus países com a união dos fotógrafos e ideias inovadoras, então peço para que quem ama fazer casamentos de dia e gostou do meu artigo me ajude a convencer novos casais a fazer casamentos de dia e compartilhar essa ideia para todos os casais.

Compartilhe nas redes:


COMENTÁRIOS (1)

20/10/2013

Sarah disse:

Minha cerimônia foi no final de tarde e fizemos algumas fotos antes com luz natural! AMEI! Queria cadar de dia, mas meu esposo queria a “balada”, foi a forma que encontramos de conciliar! Queria a praia, mas pela distância e outros “contras” buscamos um ocal bem cheio de natureza em Sampa mesmo… Achamos! Não me arrependo de nada! E, para arrematar, um fotógrafo excepcional!!! Combinação perfeita!

Responder

Adicionar comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *