Como Convencer os Casais a Casar de Dia.

Casar de Dia

 

O sonho de muitos fotógrafos de casamento é trabalhar apenas em casamentos durante o dia, os motivos são muitos: a luz natual mais bonita, lugares diferentes, o contato com a natureza e o próprio clima dos convidados, pois quem casa de dia é diferente por si só.  Vejo muitos fotógrafos reclamando que querem fazer casamentos de dia, mas agindo pouco para mudar esse quadro. Para melhorarmos essa situação, desenvolvi um passo-a-passo de como convencer os noivos a casar de dia.

1- O blog de um fotógrafo é seu principal meio de divulgação, através dele nós atraímos nosso público alvo. É muito importante, se você quer atrair casamentos de diapostar casamentos de dia.

Muitos fotógrafos que conhecemos e admiramos, como Fer Juaristi e Daniel Aguilar, praticamente só postam casamentos de dia no blog deles, e isso atrai mais casamentos de dia. Infelizmente no Brasil ainda não é essa a cultura com relação a casamentos, então não podemos nos dar ao luxo de segmentar e fazer apenas casamento de dia. A primeira dica é, valorize em seu blog seus casamentos de dia,  e mesmo não tendo muitos, escreva e poste dicas para as noivas sobre casamentos de dia.

Lembre-se que muitas vezes, antes até de pensar em casar, a noiva já esta de olho em nossos blogs, então influenciá-la com lindas fotos e lindas histórias é a melhor forma de não perder para os antigos e tradicionais fornecedores que odeiam casamentos de dia e que muitas vezes não estão abertos para novidades.

2- Lembre-se que nós fotógrafos somos um dos primeiros fornecedores a sermos procurados pelos casais e também o que os casais atribuem a maior importância (importância é diferente de verba…rs). O fato é que cabe a nós aconselharmos nossos casais para termos casamentos mais bonitos e fotos incríveis.

O fotógrafo muitas vezes tem mais experiência do que os próprios assessores de casamento, que muitas vezes nunca fizeram casamentos fora das suas cidades ou estados. Assim, se o casal ainda não escolheu o local do casamento, incentive a escolher um local onde o casamento possa ser feito de dia.

3- Muitos casais acham que casar de dia significa casar de manhã e que a festa será de dia. Na verdade o mais interessante para iluminação é ter o making of e a cerimônia de dia e a festa a noite, isso pouco muda na logística de horário do  casamento cabe a nós tirar todas as dúvidas.

4- A maioria dos casamentos são iguais, muitos casais de amigos repetem até os mesmos fornecedores, e o feedback que escuto dos convidados e muitas vezes dos casais é que casamento é tudo igual. O primeiro casamento na praia que fiz foi em um hotel chamado Coconuts em Maresias. Logo quando cheguei me encantei, aquela vista para a praia, mais do que um clima de festa era um clima de férias, eu via o sorriso no rosto dos convidados, pois é uma experiência única e inesquecível.

É importante mostrarmos aos casais o quanto essa experiência é única e vale a pena. Ter um casamento inesquecível, onde os convidados vão lembrar de cada segundo. Para os casais que realmente buscam se diferenciar, esse é um argumento e tanto.  Neste casamento no Coconuts, contratando o local, a hospedagem para os convidados está inclusa. O mais legal é acordar no dia seguinte e ver os convidados tomando café da manhã juntos e indo para a praia a tarde. Além disso, a festa não tem hora para acabar e, muitas vezes acaba dentro da piscina!

5-    Um outro ponto bem importante é a economia no casamento, muitos pensam que casamento de dia é mais caro, mas na verdade gasta-se menos. Você economiza em decoração, por conta do local por si só já ser muito bonito, como uma praia ou um hotel, e também economiza muito em iluminação, casamentos de dia não precisam de grandes investimentos. Eu mesmo já fiz casamentos únicos, com investimentos mínimos, e o resultado foi muito melhor do que alguns casamentos milionários que registramos.

6-    Vejo alguns fotógrafos incentivando financeiramente o casamento de dia, concedendo descontos para casais que escolhem casamentos diferentes, ainda não tenho uma ideia formada sobre isso e não pratico, mas penso que é uma forma de incentivo e uma boa ideia principalmente para quem ainda esta começando no ramo de fotografia, afinal casamentos de dia rendem ótimos portfólios.

7-    Mantenha parcerias com locais que realizem casamento de dia, o principal é depois que realizar um casamento, envie sem muito atraso as fotos para esse local, pois com certeza será de muita valia para eles e uma forma de diferenciação. Se a relação entre o local e você se tornar forte, vale pensar deixar um livro de mostruário. No México muitos fotógrafos que se destacaram internacionalmente por estar próximo a locais onde se realizam casamentos de dia e por incrível que pareça a maioria dos casais são americanos.

Por último, penso que quanto mais unidos forem os fotógrafos maiores as chances de atingir nossos objetivos, muitos países como Austrália e o próprio México, conseguiram mudar a cultura de casamento em seus países com a união dos fotógrafos e ideias inovadoras, então peço para que quem ama fazer casamentos de dia e gostou do meu artigo me ajude a convencer novos casais a fazer casamentos de dia e compartilhar essa ideia para todos os casais.

One thought on “Como Convencer os Casais a Casar de Dia.

  1. Sarah says:

    Minha cerimônia foi no final de tarde e fizemos algumas fotos antes com luz natural! AMEI! Queria cadar de dia, mas meu esposo queria a “balada”, foi a forma que encontramos de conciliar! Queria a praia, mas pela distância e outros “contras” buscamos um ocal bem cheio de natureza em Sampa mesmo… Achamos! Não me arrependo de nada! E, para arrematar, um fotógrafo excepcional!!! Combinação perfeita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar
Olá, clique aqui para um orçamento!
Olá, clique aqui para um orçamento!